Pular para o conteúdo principal

Semana Mundial de Aleitamento Materno

Eu já dediquei um post a esse assunto aqui, mas considerando a sua importância e por estarmos na Semana Mundial de Aleitamento Materno - SMAM, eu não poderia deixar de voltar a falar em amamentação

A Semana Mundial de Aleitamento Materno 2013, que teve início na última quinta-feira e segue até o dia 8 de agosto, tem como tema “Apoio às Mães que Amamentam: Próximo, Contínuo e Oportuno”. A campanha foi criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, do nome em inglês) e ocorre em 170 países, com a meta de aumentar os índices de aleitamento materno.



Eu não tenho dúvidas de que o sucesso que eu tive na amamentação da Maria Luísa se deve muito ao apoio que recebi na Clínica Santa Helena, onde ela nasceu.

A Malu nasceu de cesariana, mas saiu do centro cirúrgico junto comigo e foi colocada para mamar logo em seguida, ainda na sala de recuperação. Subimos para o quarto juntas e ela ficou grudadinha no peito o tempo todo, até a hora do primeiro banho. Esse contato na primeira hora de vida é essencial para o aleitamento, pois sugando, o bebê estimula o organismo da mãe a produzir leite. 

Além disso, eu contei com a ajuda das enfermeiras da Equipe de Apoio à Amamentação da Santa Helena que foram muito atenciosas, passavam no quarto para dar orientações e ainda vinham tirar as minhas dúvidas toda vez que eu chamava. Foram elas que me ensinaram a ver se a "pega" da Malu estava correta e me explicaram que a pega correta evita as terríveis rachaduras nos seios. Ao primeiro sinal de rachadura, elas me orientaram a usar uma pomada a base de lanolina e, rapidinho, fiquei bem.

Ao chegar em casa, no terceiro dia após o parto, o leite "desceu" com tudo!!! Isso é a prova de que a cesariana não impede a amamentação!

Acho que ninguém tem dúvidas quanto às vantagens que a amamentação traz, tanto para mãe quando para o bebê, mas não custa nada relembrar:
  • Auxilia do estabelecimento do vínculo mãe-bebê.
  • Constitui a mais econômica e eficaz  forma de redução da mortalidade infantil.
  • O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os seis meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão. Além de ser muito mais prático!
  • Funciona como uma vacina, protegendo a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias.
  • Diminui os problemas ortodônticos e fonoaudiológicos associados ao uso de mamadeira, 
  • Para a mãe, facilita a involução uterina, além de estar associado a menor probabilidade de desenvolver câncer de mama e ovário. 

A Malu foi amamentada exclusivamente até os 6 meses, quando iniciamos a introdução dos alimentos sólidos, e mamou até 1 ano e 2 meses, quando ela decidiu que era hora de parar (apesar de eu estar preparada para amamentá-la pelo menos até os 2 anos).

Lendo vários relatos sobre o assunto nos blogs de outras mamães, eu conclui que tive mesmo muita sorte na amamentação da Maria Luísa. Para mim foi tudo muito tranquilo e eu não tive muitas dificuldades. Amamentar para mim foi muito natural e a experiência mais gratificante que a maternidade me proporcionou.



Que saudade que eu sinto de amamentar! 

Comentários

  1. Foto Linda!!!
    Também sinto muitas saudades de amamentar!
    A Yasmin só mamou por 4 meses, mas por conta do soprinho do coração, espero me realizar plenamente na amamentação de um futuro filho, é um sonho amamentar até os 2 anos!


    Beijo em vocês!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!