Fazer pão nunca foi a minha especialidade! Lembro de uns pãezinhos que fiz quando tinha meus 16 anos que ficaram tão duros que prometi nunca mais fazer pão! A minha mãe riu tanto! kkkkk
Durante muitos anos cumpri a minha promessa, até que comprei uma máquina panificadora e fiz alguns pães bem gostosos... Mas, a tal máquina resolveu dar defeito e eu ainda não mandei arrumar....
Só que eu queria uma receita de pão para colocar aqui no blog e encontrei essa. Fiz algumas pequenas adaptações e não é que deu certo?! Os pãezinhos ficaram macios e gostosos.
O melhor foi ver a minha princesa se divertindo com a massa. Ela tinha acabado de comer o seu lanchinho e usou a mesa do cadeirão como bancada.
![]() |
Malu fazendo pãozinho |
Aqui está a minha receita:
Ingredientes
600 g de farinha de trigo (cerca de 5 xícaras)
1 envelope de fermento instantâneo
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 ovo
1 1/2 xícara (chá) de água morna
1 gema para pincelar
Orégano para polvilhar
Recheio: Pode usar o recheio que desejar, eu usei peito de peru picado e mandiokejo. Só acho que essa massa não serve para recheios doces, porque fica mais salgadinha.
Modo de preparo
Em um recipiente coloque a farinha de trigo, o sal e misture, depois acrescente o fermento instantâneo e os demais ingredientes. Misture com a mão e adicione mais farinha, se necessário. Sove até formar uma massa macia. Deixe crescer, coberto com um pano, de preferência num local fechado como o forno, até dobrar de volume.
Divida a massa em bolinha, abra com um rolo, recheie, feche e coloque em uma assadeira untada e enfarinhada.
Pincele com a gema e salpique orégano sobre a massa.
Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.
![]() |
Saindo do forno |
![]() |
Por dentro |
Praticamente com a mesma receita, eu fiz esfirras de carne. Apenas diminui a quantidade de farinha de trigo para 300 gr e o fermento para meio pacotinho. Para o recheio usei carne moída refogada com cebola, alho, pimentão e tomate. Ficou uma delícia!
Ah! Eu não tinha a menor ideia de como iria fazer o formato da esfirra...Tentei fazer cortando a massa em quadrados, mas não deu certo... Então, resolvi recorrer ao Google e achei a resposta nesse vídeo.
![]() |
Esfirras de carne |
hummmmm, que delícia!!!
ResponderExcluirOdoro fazer esses tipos de receitas com a Gá, ela tb adora!
bjão Lu! e bjão na Malu Linda!