Pular para o conteúdo principal

Receitas - Sobremesas sem leite

Na minha opinião, um dos maiores desafios da culinária sem leite é fazer sobremesas! Isso porque substituir o leite condensado não é nada fácil! Você pode dizer: - Ah, mas tem o condensado de soja! Mas como eu já comentei aqui várias vezes, eu detesto! Eca! kkkkk
 
Por esse motivo, durante um bom tempo eu só me dediquei aos bolos! E me orgulho muito de conseguir fazer bolos bonitos e gostosos sem leite e derivados. Mas chegou a hora de vencer o desafio e aprender a fazer sobremesas do mesmo jeito. Confesso que as primeiras não saíram tão boas assim, mas acho que estou evoluindo (ou será que o meu paladar é que está se acostumando?)
 
No último jogo do Brasil na Copa, reunimos os amigos para um churrasco e eu fiz 3 sobremesas sem leite: um pudim de chocolate, um manjar de coco e um bolo de chocolate com café. Eu gostei bastante e acho que os meus amigos também, porque todos comeram e repetiram! Espero que não tenha sido para me agradar! kkkk
 
Então, vamos às receitas...
 
PUDIM DE CHOCOLATE (Brigadeirão)
 
Essa receita é basicamente a mesma do pudim de leite de coco, acrescentando apenas cacau em pó. Dessa vez em fiz com 6 ovos, pois usei uma forma maior.
 
6 ovos
400 ml de leite de coco
 1 xíc. (chá) de açúcar demerara (cometi o engano de colocar 2 xícaras de açúcar e ficou muito doce)
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 pitada de sal
1 xícara de açúcar + 1/2 xícara de água para a calda.
 
Eu faço a calda numa panela, conforme aprendi aqui, mas você pode fazer diretamente na forma usando apenas 1/4 xícara de água. Nesse caso, coloque o açúcar em uma forma para pudim com furo no centro, leve ao fogo bem baixo e deixe o açúcar derreter. Assim que estiver dourado, coloque a água quente com cuidado e mexa. Deixe descansando enquanto coloca o pudim para bater. Não sei o que aconteceu, mas a minha calda ficou açucarada...
 
Peneire todas as gemas para retirar a película que pode causar cheiro de ovo na receita - passo importantíssimo e que não pode deixar de ser feito! Coloque os ingredientes no liquidificador e bata bem. Despeje na forma e leve para assar (forno médio 180 graus pré-aquecido) em banho maria por 1 hora.
 
Quando desinformei, achei que ficou com pouca calda, parecendo mais um brigadeirão. Por isso, polvilhei chocolate granulado por cima, mas é opcional.
 
 
MANJAR DOS DEUSES
 
A minha mãe fazia um manjar de coco que eu adorava! Mas ela usava leite condensado e creme de leite, então, adaptei a receita usando leite de coco, açúcar e creme de soja. Ficou muito gostoso!
 
400 ml de leite de coco
1 xíc. (chá) de açúcar
50 gr de coco ralado (sem açúcar)
1 caixa de creme de soja
1 pacote de gelatina sem sabor
Ameixas secas sem caroço
1 xícara de açúcar + 1/2 xícara de água para a calda de ameixa
 
Bata no liquidificador o leite de coco, o açúcar, o coco ralado e o creme de soja. Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem e junte aos demais ingredientes do liquidificador, batendo mais um pouco. Despeje num refratário e leve para gelar por algumas horas.
 
Um pouco antes de servir faça a calda. Pique as ameixas em pedaços e leve ao fogo com a água e o açúcar, até a calda engrossar um pouco e as ameixas ficarem bem macias.
 
Se quiser pode desinformar (eu fiquei com medo de não dar certo e servi no refratário mesmo! kkkk). Despeje a calda por cima antes de servir.
 
 
BOLO DE CHOCOLATE COM CAFÉ
 
Essa receita nada mais é do que uma Nega Maluca feita com café no lugar da água, mas eu caprichei na cobertura e ficou uma delícia! Amo a combinação de chocolate e café!
 
3 ovos
1 xícara de açúcar (eu usei demerara)
1/2 xícara de óleo (eu usei de canola)
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 xícara de café forte morno
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
 
Cobertura:
100 gr de chocolate meio amargo sem leite
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de café de café solúvel
1 caixa de creme de soja
 
Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo, o cacau em pó e o café. Misture com a farinha de trigo até formar uma massa homogênea e, por último, junte o fermento.
Leve para assar numa forma untada com óleo, em forno pré-aquecido, à 200 grau por cerca de 30 minutos ou até que espetando um palito, este saia limpo. Desenforme depois de frio.
 
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, junte o creme de soja, o açúcar e o café solúvel e cubra o bolo.

* Gostaria de pedir desculpas pela qualidade das fotos que coloco no meu blog. Como vocês podem perceber, sou uma fotógrafa completamente amadora. Além disso, sempre acabo tirando as fotos na hora de servir, ou seja, com pressa. Um dia ainda quero aprender a fotografar melhor.
** Use produtos de marcas que você confia e tem informações quando aos alergênicos. Na dúvida, ligue para o SAC.  

Comentários

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!