Pular para o conteúdo principal

A festa de 3 aninhos da Malu

*RECEITAS NO FINAL DO POST*

Tempo, tempo, tempo... Onde está você, meu filho? Brincadeiras à parte, faz quase 15 dias que este post estava salvo nos rascunhos. De vez em quando eu editava, escrevia um pouquinho, mas não conseguia terminar. Mas hoje vai! kkkk

A festa de 3 anos da Malu foi simples, em casa, só com os amigos e familiares mais próximos, mas cheia de amor!

Como eu tinha falado aqui, quando comecei a pensar na comemoração de 3 anos da Malu, eu assumi um compromisso comigo mesma que ela seria totalmente livre de leite e derivados. Na festinha da escola foi fácil, mas na festa de casa o desafio foi maior. Foram meses de planejamento, pesquisa e testes de receitas. Noites mal dormidas (ou não dormidas) por conta da ansiedade e do medo de não dar certo.

Mas não é que deu tudo certo?! Eu não tenho nem palavras para expressar a minha alegria!

O tema escolhido por ela foi Jake e os Piratas da Terra do Nunca, um desenho animado muito fofo do canal Disney Junior, mas que não deixa de ser um tema mais masculino. Foi aí que, mais uma vez, a Bruna Gomes da BUBU ART´s entrou em cena e personalizou tudo, dando uma cara mais feminina para o tema e destacando a piratinha Izzy.
A decoração foi toda planejada e executada por mim (com a ajuda do papai). Eu reformulei o Bolo Fake da festa do ano passado, utilizando as cores branco e rosa e pintei um pequeno baú de MDF. Fiz o painel de parede utilizando TNT branco e rosa e fita de TNT também.

A amiga Anne Karen do Fofurinhas da Clarinha by Anne Karen foi a responsável pela confecção dos bonequinhos de feltro que deram um colorido todo especial à decoração.

O topo de bolo foi feito pela Licee Artes.

O resultado foi esse:

Mesa principal

Detalhes da mesa

Topo de Bolo

Centro de mesa e porta guardanapos
As lembrancinhas foram mini baús com guloseimas (todas sem leite) para as crianças e calendários-imãs para os adultos (feitos pela Catavento Fotografia). Nos baús coloquei pipoca Bilu, bala de goma Dori, pirulitos de coração Flopito e balas sabor iogurte da Dori. * São marcas que a Malu está acostumada a ingerir e não apresenta reações.

Mesa de lembrancinhas

Eu mesma fiz o bolo e os doces servidos: amendoim doce, brigadeiros de leite de coco, docinhos de arroz com coco e damasco, cajuzinhos, brigadeiro de copinho, mousse de limão siciliano e gelatina em camadas (receitas no final deste post). 

Docinhos

 A ideia inicial era fazermos um churrasco, mas acabamos mudando de ideia e resolvemos servir salgados, mas tudo sem leite. Encomendei kibes, esfirras de carne e frango (massa sem leite) e pãezinhos e fiz carne-louca, antepasto de berinjela (que foi o maior sucesso) e patê de atum. Ah! Servi pipoca também e foi o que a criançada mais comeu.
De bebidas, servimos chopp, refrigerante, espumante e suco de uva integral.

Mesa de salgados

Contratamos uma recreacionista que divertiu muito as crianças e também permitiu que as mamães e os papais pudessem aproveitar a festa sem preocupação com os pequenos.
 

A criançada se divertindo

A aniversariante-pirata

Recebi muitos elogios pelos doces e muitos comentaram que eles não pareciam que não tinha leite! Quer alegria maior para uma mãe de APLV? A festa foi até bem tarde, os últimos convidados saíram mais de meia-noite e não sobrou quase nada! Acho que isso é sinal que estava bom, né?

O melhor de tudo foi ver a carinha de felicidade da Malu com a sua festa e em poder comer tudo o que era servido! Nós nem conseguimos tirar fotos com ela e os convidados, porque ela só queria saber de brincar!


E agora as receitas...

BOLO DE CHOCOLATE
Massa:
3 ovos
1 xícara de açúcar (usei demerara)
1/2 xícara de óleo (usei de canola)
3 colheres de chocolate em pó sem leite
1 xícara de água
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1. Bater no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo, o chocolate e a água.
2. Depois misturar com a farinha de trigo e, por último,o fermento.
3. Levar para assar em forma untada com óleo em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que espetando um palito esse saia limpo.
Eu fiz receita 2 vezes e assei cada uma dela em uma forma redonda com furo para poder fazer o número 3 (veja foto abaixo).

Recheio de coco:
Bolo recortado
 1 vidro (200 ml) de leite de coco
3 colheres de açúcar
1 colher de amido de milho
50 gr de coco ralado
1. Dissolver o amido de milho em um pouco do leite de coco.
2. Misturar os demais ingredientes e levar ao fogo até engrossar.
3. Cortar o bolo ao meio e rechear.
Eu recheei a parte de baixo do número 3 com esse creme e a de cima com o mesmo creme do brigadeiro de copinho.
Cobertura Ganache de chocolate
2 barras de chocolate meio-amargo sem leite
3 colheres de sopa de açúcar
1 caixa de creme de soja
1. Quebrar o chocolate em pedaços, colocar num refratário e levar ao micro-ondas por cerca de 1 minuto.
2. Mexer com um garfo para derreter. Se for preciso, leve ao micro-ondas mais alguns segundos.
3. Depois de derretido, misture o creme de soja.
4. Cubra o bolo e decore a gosto. Eu usei coco ralado.

Bolo pronto

AMENDOIM DOCE
500 gramas de amendoim cru
1 1/2 xícaras de açúcar
1 xícara de água
2 colheres de sopa de cacau em pó

1. Misture todos os ingredientes numa panela grande. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Vai demorar um tempinho até que a calda engrosse. Quando engrossar, não pare de mexer para não queimar.
2. Assim que a calda secar (vai passar de brilhante para opaca e esfarelenta) e todos os amendoins estiverem cobertos pelo açúcar, despeje em uma assadeira e leve ao forno médio por aproximadamente 10 minutos para ficar mais crocante (ficar atento ao forno, pois pode demorar menos).
Eu coloquei em potes de vidro bem fechados e dois dias antes da festa, coloquei em saquinhos plásticos dentro de saquinhos de organza. Ficou uma delícia e muito crocante! No dia da festa, coloquei os saquinhos dentro do baú de "tesouros".

Baú com saquinhos de amendoim e moedas de chocolate de soja

BRIGADEIRO DE LEITE DE COCO
Primeiro faça o Leite condensado de coco
500 ml de leite de coco (não utilize a versão light)
1/2 xíc. (chá) de açúcar demerara (ou mel ou açúcar comum)
1. Leve o leite de coco ao fogo até começar a ferver.
2. Tire do fogo, acrescente o açúcar e mexa sem parar em fogo baixo até reduzir pela metade (aproximadamente 30 minutos).
Acesse o link acima e veja direitinho como fazer.
Depois siga para fazer o brigadeiro, cuja receita original é essa.

Leite condensado de coco feito com 500 ml de leite de coco
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 gema
1 colher de sopa de amido de milho
1. Como você acabou de fazer o leite condensado, deixe esfriar um pouco, separe uma pequena quantidade e dissolva o amido.
2.Volte a mistura para a panela, acrescente a gema e o chocolate em pó
3.Coloque tudo em uma panela e mexa. Vai ferver, mas continue mexendo ate começar a fazer um barulhinho de fritura.
4 . Desligue o fogo.
Foi aqui que eu me deparei com um problema... Não sei se a marca do leite de coco que eu usei tem muita gordura (veja que nem vai margarina na minha receita), mas assim que eu desligo a panela, a mistura começa a decantar e acumular um óleo. Se isso acontecer com você, não se desespere! kkkk
Tire o máximo de óleo de conseguir com uma colher. Depois coloque a massa num prato e deixe esfriar um pouco. Use folhas de papel absorvente para "secar" o excesso de óleo. Vá colocando as folhas e apertando um pouco a massa. Quando tiver retirado bastante óleo, leve a geladeira para esfriar por 12 horas.

Enrole com as mãos umedecidas, passe no chocolate granulado e arrume em forminhas.
Essa receita não rende muito. Eu fiz 2 vezes, com 1 litro de leite de coco de cada vez e depois coloquei os ingredientes do brigadeiro em dobro, e consegui quase 50 brigadeiros. Dá trabalho, mas o resultado vale a pena! É muito mais gostoso do que o brigadeiro com condensado de soja. Sem contar que a criançada adora brigadeiro!

CAJUZINHO
1/2 kg de amendoim torrado e moído
2 xícaras (chá) de açúcar
6 colheres (sopa) cheias de chocolate em pó
1/2 xícara (chá) de leite vegetal (eu usei de coco)
1 colher (sopa) de margarina

1. Torre o amendoim no forno. Leva cerca de 25 minutos, em forno médio, mexendo de vez em quando. Fique atenta porque, qualquer descuido, ele queima!
2. Deixar esfriar, descasque e moa no liquidificador ou processador de alimentos. Separe um pouco para decorar.
3. Junte ao amendoim moído, o açúcar, o chocolate, a margarina e o leite de coco. Não coloque o leite todo de uma vez. Coloque aos poucos e vá amassando. Talvez não use todo o leite. O ponto é aquele lhe proporciona modelar o cajuzinho.
A receita original não vai ao fogo, mas eu não me contive! kkkk Coloquei numa panela e levei ao fogo até desprender da panela.
4. Modele os cajuzinhos e coloque 1/2 grão de amendoim torrado simulando a castanha do caju.
5 .Passe no açúcar e arrume nas forminhas.
Eu fiz meia receita porque rende bastante e na minha opinião foi o melhor docinho da festa. Não perde nada para o cajuzinho com leite condensado!

DOCINHO DE ARROZ COM COCO E DAMASCOS
Fonte: Adaptada da Mamãe Mariana Pellucci
1/2 xícara de arroz cozido com 3 xícaras de água
8 damascos secos
200 ml de leite de coco
2 xícaras de açúcar (a receita original era com 3 xícaras, eu achei muito e usei 1, mas talvez 2 seja o ideal)
1 pacote de coco ralado (50 gr)
Cozinhe o arroz com a água e os damascos. Depois de cozido, bata com o leite de coco no liqüidificador até formar uma massa bem lisa. Coloque em uma panela e misture os outros ingredientes. Leve ao fogo e cozinhe até o ponto de enrolar. Deixar esfriar.
Enrolar e passar no açúcar cristal ou coco ralado e se desejar, colocar um pedacinho de damasco para decorar.
Confesso que quando vi essa receita feita com arroz, não coloquei muita fé que poderia ficar gostosa. Mas fiquei surpresa com o resultado. Fica muito gostoso e ninguém diz que é feito com arroz. Vale a pena experimentar.
Ah! Sem os damascos é uma receita de beijinho de coco ou olho de sogra (colocando dentro de uma ameixa seca).

BRIGADEIRO DE COPINHO
300 ml de leite de coco
100ml de água
1 xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa (RASAS) de amido de milho
3 colheres de cacau em pó (eu usei chocolate em pó)
1 colher de chá de essência (aroma) de baunilha (eu não usei)
Chocolate granulado para decorar
1. Coloque no fogo alto: o leite de coco, a água e o açúcar. Não precisa mexer.
2. Após fervura, baixe a intensidade do fogo e continue o cozimento por 12-15 minutos, sem mexer.
3. Ponha para esfriar uns 50 ml do creme (em um outro pequeno recipiente) e misture bem com o amido, até formar uma pasta homogênea. Misture essa pasta ao creme da panela, mais o chocolate e a essência de baunilha, se usar. Deixe a chama alta e espere começar a borbulhar, mexendo sempre.
4. Desligue o fogo, espere esfriar, use um saco culinário para preencher os copinhos com o creme.
Eu fiz a receita triplicada e rendeu cerca de 24 copinhos + um pouco que utilizei para rechear metade do bolo. 

MOUSSE LEITE DE COCO COM LIMÃO SICILIANO
Fonte: Adaptado do Blog Diário de Receitas sem Lactose e inspirada na receita da Mamãe Isabella Mói.

1 caixa (200 g) de creme de soja
1 vidro (200 ml) de leite de coco
3 colheres de sopa de açúcar refinado
1/4 xícara de chá de suco de limão siciliano (coloquei 1/2 xícara)
raspas de 1 limão
1/2 sachê de gelatina em pó incolor (12 g)

1. Bata todos os ingredientes (menos a gelatina) no liquidificador.
2. Hidrate a gelatina conforme as instruções da embalagem, despeje no liquidificador e bate rapidamente. 
3. Despeje nos copinhos, coloque umas raspinhas de limão e leve à geladeira para firmar.

GELATINA EM CAMADAS
2 pacotes de gelatina do sabor de preferência
100 ml de leite de coco
1. Dissolva a gelatina em 300 ml de água quente, depois coloque mais 300 ml de água fria.
2. Separe 300 ml de gelatina em cada recipiente.
3. Em um deles, coloque o leite de coco e misture.
3. Faça a primeira camada nos copinhos com a gelatina pura, leve ao freezer por cerca de 10 minutos para firmar um pouco e faça a camada seguinte com a gelatina com leite de coco, leve ao freezer novamente e assim por diante, até fazer todas as camadas desejadas.
Rende aproximadamente 20 copinhos.

ANTEPASTO DE BERINJELA
Fonte: Mamãe Clarissa Presotti

6 berinjelas pequenas
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
2 cebolas grandes raladas ou batidas no liquidificador com 2 colheres de água
1 xícara de chá de azeitona picada
1/2 xícara de chá de uva passa preta
1/2 xícara de chá de uva passa branca
1/2 xícara de chá de azeite
1/2 xícara de vinagre branco
A gosto: sal, orégano, tomilho, cheiro verde, pimenta calabresa (uso a dedo de moça quando vou servir só para adultos)
1. Corte as berinjelas em cubinhos com a casca e lave em água até sair a cor escura (+ou- umas cinco vezes).
2. Pique em cubinhos os pimentões.
3. Misture todos os ingredientes num refratário (eu não usei a azeitona porque esqueci de comprar e as uvas passas porque o papai não gosta)
4. Leve ao forno médio por cerca de 1 h e 30 min. Mexa de vez em quando.
5. Depois retire do forno, ponha mais azeite e espere esfriar. Melhor se puder fazer na véspera.
Foi um sucesso absoluto! Não sobrou nadinha!

Antepasto saindo do forno

Ufa! Cheguei ao fim desse mega-post! Espero que ele ajude outras mamães a fazerem a festinha dos seus pequenos APLV ou não! Como você viu, deu muito trabalho, mas a recompensa foi muito maior!

 * Este post não é um publieditorial.
* Use sempre produtos da sua confiança e que você tenha informações sobre os alergênicos. Em caso de dúvidas, consulte o SAC.

Comentários

  1. Perfeita!!!! Essa da moça para recreação foi muito boa idéia, já roubei a idéia pro de 4 anos do Kaleb rs... Eu tbm to tentando postar a festa do Kaleb, mas kd o tempo...
    Vou tentar tirar esse post do rascunho hoje tbm ehehehe.
    Lu, não posso deixar de comentar: Quando vi a foto do papel picado fiquei imaginando a belezura que ficou sua casa (papel picado por toda parte kkkkkk)

    ResponderExcluir
  2. Mi, a recreação é ótima! Eu contratei em todas as festas da Malu e recomendo! É ótimo para distrair as crianças de forma segura (eu tenho pavor de acidentes em pula-pula) e os pais podem ficar sossegados para aproveitar a festa. Quanto ao papel picado, deu um trabalho danado mesmo! Até hoje tenho papel no meu quintal! kkk

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por tamanha dedicaçao... Felicidades p toda família!!! E com certeza ano q vem no 3 aninho da Carol vou copiar suas dicass...ameijj...obrigada

    ResponderExcluir
  4. Amei o post! Vou copiar suas idéias e receitas no aniversário dos meus filhos.
    Obrigada por compartilhar. ...bjos

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada!!! Finalmente boas receitas sem o leite condensado de soja!!! Meus dois filhotinhos com APLV te agradecem por uma festinha cheia de gostosuras!!!

    ResponderExcluir
  6. O meu filho também tem APLV,e adorei tudo na festa de aniversário da sua princesa. Concerteza vou ficar com as dicas. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela sua dedicação e por suas ideias. Vou tentar fazer o mesversario da minha filha com suas receitas, já que sofro em ver todo mundo comer e ficar só olhando (minha filha tem aplv e está no aleitamento materno exclusivo). Só uma dúvida, quando você fala em leite de coco, é aquele do supermercado na garrafinha de vidro? Ele pode ser substituído por leite de coco feito em casa?
    Ah, lindo o nome da sua princesa, ela é xará da minha Maria Luísa rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Taís
      Muito obrigada pelo comentário carinhoso!
      Eu usei o leite de coco industrializado (nessas receitas usei o Ducoco de 1 litro), mas acredito que um leite caseiro mais grossinho (feito com menos água) também dá certo. Só te aconselho a testar antes para ver se os docinhos de enrolar dão ponto. Depois me conta!
      Beijos e muita saúde para você e a sua Maria Luísa!
      Boa

      Excluir
  8. Parabéns pela dedicação e carinho....

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela dedicação e carinho....

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela dedicação e carinho....

    ResponderExcluir
  11. Oiiii..que legal!! Amei tudo...farei. descobri que meu bebe tem APLV...mas nao posso fermento em po (tem tracos de leite, nem chocolate em po e gelatina...) farei as que nao possuem. Obrigadaaaaaa bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline
      Fico muito feliz com um retorno assim. Boa sorte na sua festa! Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!