Pular para o conteúdo principal

Como substituir o ovo nas receitas de bolo

Que eu faço bolo sem leite não é nenhuma novidade, né? Mas sem ovo?
Esses dias eu precisava fazer um bolo para a Malu levar no lanche coletivo da escola e quando abri a geladeira me dei conta de que não tinha nenhum ovo! Então, recorri às dicas das mamães do grupo de crianças alérgicas que participo no facebook e resolvi experimentar uma das formas de substituição do ovo, que é a linhaça.
Obs.: Apenas esclarecendo... A Malu já teve teste positivo para alergia ao ovo, mas nunca teve reações. Ficou um tempo sem ingerior ovos cozidos e, principalmente, preparações com ovos crus (como suspiro, por exemplo), mas não deixou de comer alimentos feitos com ovos como massas, pães e bolos. Atualmente, o teste dela é negativo.
Fiz um bolo Nega Maluca, substituindo os ovos que seriam 2 ou 3 por 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada hidratada em 3 colheres de sopa de água.
O bolo ficou uma delícia e muito fofinho!


Mas existem outras maneiras de substituir os ovos que eu não testei. Lembrando que a gema do ovo tem a função de emulsificação, que é a mesma dos óleos. Já a da clara é de aerar, deixar mais leve e mais macio para que o bolo cresça.

Substituto para um ovo:
Moer sementes de linhaça no liquidificador e guardá-las no freezer (eu usei farinha de linhaça). No preparo usar 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas + 3 colheres de sopa de água. Misturar, deixar em uma tigela pequena descansando por 1 a 2 minutos. (Torna-se muito espessa se ficar mais tempo). Isso aconteceu comigo! Deixei a linhaça hidratando por muito tempo e a massa ficou espessa demais, mas acrescentei um pouco mais de água e deu tudo certo!
Em algumas receitas abundantes em líquidos, as sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas diretamente aos ingredientes secos.

Para bolos de tabuleiro, trocar um ovo por:
2 colheres de sopa de leite vegetal
¼ de colher de chá de fermento em pó

Bolos em geral, trocar um ovo por:
2 colheres de chá de fermento em pó
3 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de vinagre de cidra
Misture tudo muito bem, dose para cada ovo indicado na receita.

Substituto da clara de ovo em receitas:
Dissolver 1 xícara de polvilho azedo em uma tigela com água. Coloque na panela e mexa, até dar o ponto de clara de ovo
1 colher de sopa de ágar-ágar em pó, dissolva em 1 colher de sopa de água, bata bem, deixe esfriar e bata novamente

Substituto da gema de ovo:
¼ xícara de purê de batatas
2 colheres de sopa de amido de batata

Para pincelar a massa:
Diluir em água açafrão e pincelar
Colocar por cima um pouco de oleaginosas (nozes, castanhas) de manteiga vegetal
Diluir shoyu com água e pincelar
Diluir molho de tomate e pincelar

Outros substitutos:
½ colher de chá de fermento em pó + 1 colher de sopa de líquido + 1 colher de sopa de vinagre
1 colher de chá de levedo dissolvido em ¼ de xícara de água quente
3 colheres de sopa de purê de maçã
Metade de uma banana (para receitas doces)
1 ½ colher de sopa de água + 1 ½ colher de chá de óleo + 1 colher de chá de fermento em pó
1 pacote de gelatina comum + 2 colheres de sopa de água quente (não misturar até estar pronta para usar)
1 colher de sopa de purê de damascos
1 banana pequena verde cozida e triturada = biomassa
¼ xícara de ameixa seca amassada
1 colher de sopa de óleo e 1 de sumo de maçã
2 colheres de sopa leite vegetal + ½ colher de chá de limão
¼ xícara de purê de maçã
1 colher de sobremesa de lecitina de soja com + 1 colher de sobremesa de água
2 colheres de sopa de água + 1 colher de sopa de azeite + 2 colheres de chá de fermento

O que é importante lembrar:
Sempre misture bem os itens molhados de cada receita.
Observe se sua preparação é doce ou salgada. Em geral as substituições com frutas ficam boas em receitas doces.
Fonte: Blog Sem Glúten Sem Lactose

Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigada, Cláudia!
      Mesmo para quem não tem restrição ao ovo, vale para aqueles dias que ficamos sem na dispensa.
      Beijos!

      Excluir
  2. Passei por aqui porque estava pesquisando receitas sem ovo. E decidi deixar uma luz para vocês duas. Mãe e filha lindas. Primeiramente vocêse são pprivilegiadas por estarem aqui neste planeta nesse exato momento. Sua filha é uma criança cristal e você uma adulta Índigo. São seres da mais perfeita luz. Namastê! Tenha um lindo dia.

    ResponderExcluir
  3. Discordo do Thiago. Tenho sempre linhaça em casa, mas por um descuido já fiquei sem ovos!!! Acontece!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Claricia.
      Foi exatamente o que aconteceu comigo! rsrsrs

      Excluir
  4. Olá! Tudo bem?

    Eu estou querendo muito veganizar uma receita de broa de fubá, que usa OITO ovos!
    Fiz uma vegana, mas ficou dura, maçuda e nada gostosa.

    O que me sugere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia.
      Como ovo nunca foi restrição aqui, eu não tenho muita experiência na culinária sem ele. Fiquei na dúvida quanto ao tipo de broa de fubá de milho que você quer fazer, pois algumas pessoas chamam o bolo de fubá de broa, mas encontrei algumas receitas que podem ajudar:
      http://www.brincandonacozinha.com.br/#!Bolo-de-Fubá-Sem-Ovos/c1dzp/5542dc180cf27313350922c6
      https://sosintolerante.wordpress.com/2015/04/13/broa-de-fuba-sem-gluten-sem-lactose-sem-ovo-sem-soja/ (use outro tipo de gordura no lugar da ghee)
      http://www.lauravegan.com/2012/10/bolo-de-fuba.html
      http://www.lauravegan.com/2013/04/broa-de-milho.html
      Se fizer alguma e gostar, volte para me contar.
      Um abraço!

      Excluir
  5. Deus abençoe suas vidas. Meu filho Daniel é alérgico à ovos e a luta é muito grande. Mas estou muito grata pelo post. Ele ama bolo e agora finalmente comerá um bolo sem ovos. Super beijo. Dani mãe de Daniel e Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani.
      Fiquei muito feliz com a sua mensagem. Espero que o Daniel aprove o bolo!
      Beijos!
      Luciana

      Excluir
  6. Você tem alguma sugestão de como substituir o ovo no pudim? Minha sobrinha não pode com oleaginosas e tem alergia severa a proteína do ovo e do leite.
    Adorei seu site. Faço bolos e doces pra vender e, desde que descobrimos essa alergia dela, tenho caçado substituições para os ingredientes que ela não pode. Achei seu site um verdadeiro paraíso pra mim rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana
      Fico feliz que você tenha gostado do meu blog e espero que as minhas receitas te inspirem.
      Eu nunca fiz pudim sem ovo, mas encontrei uma receita que pode te ajudar: http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/receitas/receitas-doces/pudim
      Se você testar, me avise.
      Um abraço.
      Luciana

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!