Pular para o conteúdo principal

Não quero cenoura, mamãe!

Eu sempre me orgulhei tanto da Malu ser "boa de garfo"... Desde as primeiras papinhas, que eu fazia com arroz ou macarrão, carne ou frango, feijão ou outro grão, 3 tipos de legumes e amassava com um garfo, não ficava nada no prato!

Mas, nos últimos tempos, ela anda chatinha para comer... Não quer isso, não quer aquilo... Tem dias que só quer comer arroz, no outro só os grãos do feijão! Agora deu para falar "- não quero cenoura, tá, mamãe?", antes mesmo de ver o que estou colocando no prato! 

Ela que, sempre comeu legumes, agora fica separando no prato ou então coloca na boca e cospe! Aff...

Esse final de semana, como ela estava meio resfriadinha, eu queria que ela se alimentasse bem e inventei a minha versão do molho "turbinado" inspirada nessa receita do blog As Delícias do Dudu. 

Mas fiz um pouco diferente da receita original: refoguei cebola e alho no azeite, juntei tomate sem pele picadinho e mandioquinha, cenoura e brócolis. Deixei cozinhar os legumes e depois de pronto, bati tudo no liquidificador. Servi com macarrão e hambúrguer caseiro com cenoura. Salpiquei salsinha picada por cima. Ela comeu todo o macarrão, mas não quis o hambúrguer.  


Jantar de sábado da Malu

Eu sei que bater os alimentos no liquidificador não deve ser rotina porque a criança precisa saber o que está comendo, mas acho que esse truque pode ser usado para casos emergenciais, para quando a criança está doentinha ou quando a mamãe não está muito a fim de se estressar! 

Outro truque que eu costumo utilizar com frequência é acrescentar legumes nas preparações. Faço sempre arroz com cenoura ou couve, carne moída ou frango com batata, cenoura e vagem (ou outros legumes), hambúrguer ou bolinho de carne com cenoura ralada, bolinhos de arroz, etc. 

Espero que essa seja uma fase passageira e que a Malu volte a comer os legumes como antes. Vou tentar variar mais as preparações para ver se ela anima. Achei algumas dicas interessantes nessa matéria aqui do site Pediatria em Foco.  

E você que truques utiliza para os seus pequenos se alimentarem bem?

Comentários

  1. Deu até fome! hehehe Deve ser fase, logo ela volta a comer de tudo! =) Um beijo pra vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samanta.
      Assim eu espero!
      Obrigada pela visitinha e comentário.
      Beijos para você e para a princesa.

      Excluir
  2. Oii Lu,
    A Loly tb sempre foi super boa de garfo, mas depois começou a não querer mais sopa (e não come mais até hoje) e a fase do arroz, comia só arroz no almoço e no jantar e eu quase fiquei louca, mas passou!! rsrs
    Hoje em dia ela está comendo melhor graças a Deus, mas não aceita mais tantos legumes... também sempre fui contra colocar os legumes escondidos no prato da criança, mas já que ela anda bem resistente eu tenho adicionado sempre um legume pra cozinhar com o feijão e ofereço um outro no prato, sem "esconder" e aí espero para ver se ela come ou não, as vezes ela come, outras não... mas pelo menos fico um pouco mais tranquila que sei que o feijão está "vitaminado" rsrs
    Essa fase da Malu logo passará tb, não se preocupe!! Mantenha a calma e vá introduzindo os alimentos aos poucos... os pequenos vão crescendo e ficando mais exigentes mesmo!! heheh
    Um beijão
    Dani www.maedaloly.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani
      Que bom saber que não sou a única a passar por essa situação. A saída é essa mesmo, não deixar de oferecer os legumes, mas quando possível "turbinar" os outros alimentos.
      Muito obrigada pela visita e comentário.
      Beijos para você e para a Loly

      Excluir
  3. Conforme vão crescendo vão deixando de lado os legumes e verduras, aqui a filha também comia de tudo e agora é cheia de coisas pra comer.

    Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Carlah. Será que não vou conseguir fazer a Malu comer de tudo como antes? rsrsrs
      Beijos!

      Excluir
  4. Muito legal que vc fez as vezes agentes tem que da os nossos jeitos pra pode comer ,uma bela tarde
    www.samukatraquian.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Lu muiiito capricho, hein! Aqui em casa tem que comer de tudo, embora a Ana seja um pouco chata, mas quando eles estão doentes "chuto o pau da barraca", faço qualquer negócio pra eles comerem!!! beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!