Hoje está completando uma semana que iniciamos o processo de desfralde da Malu.
Confesso que eu adiei o quanto pude, por receio de que a pequena não estivesse totalmente preparada e também dos "transtornos" que são normais dessa fase. Mas depois de conversar com a professora da escolinha, fiquei convencida de que era o momento certo.
Eu já tinha comprado algumas calcinhas para a Malu, mas achei que eram poucas e sai comprando todas as que achei! kkkkk Acho que até exagerei, ela deve ter mais de 20 calcinhas, de todas as cores, tão fofas! Mas percebi que as calcinhas mais altas (aquelas tipo calcinha da vovô) vestem melhor.
Por enquanto, ela está indo e voltando da escola de fraldas (para evitar algum acidente na cadeirinha do carro), mas passa o dia inteiro na escola sem fralda. No final de semana também ficou sem fralda em casa. Já tem bastante controle do xixi, mas ainda falta do cocô. Ainda assim, acredito que está tudo saindo muito bem e logo ela estará desfraldada (pelo menos da fralda diurna, daí partiremos para a noturna.)
Receitinha de sábado: Pão de queijo sem queijo
Sábado à tarde, mexendo na minha papelada pasta de receitas, descobri uma apostila com várias receitas sem leite de vaca. Eu nem lembrava mais dela, mas tem receitas ótimas, acho que a consegui no grupo Meu filho é alérgico a leite do facebook, mas naquela época a Malu era muito novinha. Resolvi, então, testar uma receita de "pão de queijo sem queijo" de liquidificador.
Ingredientes:
1 ovo
1 xícara de água morna
1/2 xícara de óleo de canola (a receita original mandava colocar 3/4, mas achei muito)
1 colher de sopa de sal
2 xícaras de polvilho azedo
Modo de preparo:
Bater o ovo, a água, o sal e o óleo no liquidificador. Ir acrescentando o polvilho aos poucos, sem parar de mexer até formar uma massa homogênea. Despejar em forminhas de empada untadas com óleo e assar no forno bem aquecido à 200 graus. Não encha as forminhas mais do que a metade porque cresce muito. Também não passe de 200 graus para que os pãezinhos não murchem quando tirar do forno.
Gente, todas as vezes que eu tentei fazer alguma receita com polvilho não deu certo. Eu sempre joguei tudo no lixo! Mas dessa vez foi diferente! Aleluia! Os pãezinhos ficaram muito gostosos, salgadinhos na medida certa e com uma textura que você jura que tem queijo quando está quentinho. Depois de frio, já não ficam tão gostosos. Só que aqui, eu, o papai e a Malu comemos tudo assim que tirei do forno, não deu tempo de esfriar! kkkkk
Assei os primeiros numa fornada em formas de cupcake, mas não gostei porque os pães ficaram muito grandes e com um buraco no meio (não me perguntem porquê), então resolvi assar o restante em formas de empadas. A receita rendeu ao todo 12 pães grandes e 24 pequenos.
![]() |
Olhem só como cresce! |
![]() |
Podia ter ficado um pouquinho só mais no forno! |
![]() |
A Malu adorou! Comeu uns 5 pãezinhos no lanche da tarde |
Passeio na praia
Depois de um longo inverno, finalmente, está começando a esquentar um pouco e domingo fomos passear na praia. Escolhemos a Praia de Ponta das Canas, com o seu mar tranquilo, ideal para crianças.
![]() |
Imagem da internet, porque não fotografei a praia |
Só que a Dona Malu não estava a fim de água, preferiu ficar o tempo todo brincando na areia. Tão mocinha!
Estava tudo muito tranquilo, até a Malu sentir vontade de fazer xixi! Mesmo estando só de maiô, sem fralda, ela não gostou da ideia de fazer xixi na areia ou na água. Ficou segurando o quanto pôde e quando vi que ela não ia fazer, a peguei no colo para levar no banheiro de algum restaurante. Mas foi tarde... A Mamãe tomou um banho de xixi! kkkkk
Mais um sinal de independência, o desfralde! Parabéns, vcs estão indo muito bem! As calcinhas novas realmente incentivam.
ResponderExcluirQuando saio, ainda levo a Gá de fralda... mas acho errado neh? E levar o troninho, não sei, acaba perdendo aquela idéia de "fazer no banheiro"...
Acho que nessa fase, o ideal mesmo é não sair de casa (impossível) kkkk....
Que dia delicioso na praia!!!
Pois é, Claudia
ExcluirEssa fase é cheia de dúvidas, né? Até levei a Malu de fralda até a praia, mas lá tirei... Pior é que ela está se recusando a usar o vaso sanitário, tanto em casa quanto fora. Mas acho que daqui a pouco isso passa.
Beijos!