Pular para o conteúdo principal

Dia das crianças com o Boi-de-mamão e duas receitinhas

Ai, ai, ai... Post atrasado de novo? Acho que já deu para perceber que, de vez em quando, me enrolo para publicar meus posts... Sempre por culpa das fotos que demoro para baixar da máquina. Mas antes tarde do que nunca, né?


Eu não lembro de ter comemorado o Dia das Crianças durante a minha infância... Não era comum ganharmos presentes ou fazermos qualquer coisa diferente nessa data, mas como éramos em 4 filhos, entendo que não era fácil para os meus pais...

Mas hoje que sou mãe, esse dia ganhou um significado especial para mim, assim como todas as outras datas que comemoramos, como Natal, Páscoa, Dia dos Pais e, principalmente, Dia das Mães! Só quem tem a oportunidade de passar essas datas ao lado de uma criança sabe o quanto é especial.

Para mim, o mais importante destas datas, não são os presentes, mas sim dedicar um pouco do tempo à criança, brincar, passear, fazer uma comidinha que a ela goste. Os presentes se vão, quebram, a criança cresce e deixa de brincar, mas as lembranças dos momentos passados juntos ficam para sempre. 

Esse foi o terceiro Dia das Crianças da Malu e o primeiro que ela começou a ter noção do que é. Teve programação especial a semana inteira na escola e no sábado ela já levantou querendo abrir os seus presentinhos. Como fazemos desde o primeiro Dia das Crianças dela, eu e o papai optamos por comprar presentes simples, mas escolhidos com todo o carinho. Então, pensando em duas coisas que ela ama fazer, que são cantar e brincar de colocar as bonecas e bichinhos de pelúcia para dormir, compramos um microfone das Princesas e uma bonequinha com um bercinho (só agora me dei conta que esqueci de fotografar ela brincando com os seus presentes novos). Ela ganhou também um "ursão" de pelúcia do Vovô Osmar que veio almoçar com a gente e mais presentes dos dindos.

Boi-de-mamão

À tarde fomos assistir uma apresentação do Grupo Folclórico "Alivanta Meu Boi" no Open Shopping de Jurerê Internacional.

A Malu tem verdadeira paixão pelo Boi-de-Mamão (eu já falei desse assunto neste post aqui), mas não deixa de ter um pouco de medo também. Assistiu quase toda a apresentação assim, no colo do papai, com as mãos no rostinho e espiando entre os dedos.


Mais fotos da apresentação: 


O Boi-de-mamão

A bernunça

Mais tranquila, veio para o colo da mamãe

Mais diversão: Churrasco, brincadeiras e sobremesa sem leite

Depois da apresentação fomos num churrasco na casa de amigos e a Malu adorou brincar no escorrega e balanço da área do salão de festas.




Em eventos como esses, eu gosto de levar uma sobremesa sem leite de vaca para que a Malu possa comer também e foi a oportunidade perfeita para testar uma receita que encontrei no blog Diário de Receitas sem Lactose aqui. Fiz meia receita e rendeu um bolo pequeno. 

Bolo Brigadeirão 

* Sem leite e sem Glúten

7 ovos
7 colheres de sopa de açúcar
10 colheres de sopa de chocolate em pó sem leite
3 colheres de sopa de margarina sem leite sem leite
3 colheres de sopa de óleo de canola
1 colher de sopa de fermento em pó
50 gramas de coco ralado
50 gramas de chocolate granulado
Margarina sem leite e farinha de trigo para untar e polvilhar (lembrando celíacos não devem usar a farinha)

Bater todos os ingredientes no liquidificador (exceto o chocolate granulado e o fermento) até ficar homogêneo. Colocar o fermento e apenas pulsar. 
Transferir a massa para uma forma de pudim (com furo no meio) untada com margarina e polvilhada de farinha de trigo. Colocar no forno pré-aquecido no fogo médio (180 graus) por aproximadamente 1 hora (no meu forno, 30 minutos foi suficiente). Desenformar depois de frio. 

Cobertura de Chocolate (fiz algumas adaptações na receita original)

50 ml de leite de coco
1 colher de café bem cheia de margarina sem leite
Chocolate meio amargo sem leite picado (usei cerca de 10 unidades do Miau da Cacau Show porque não encontrei o chocolate em barra totalmente isento de leite e traços)
1 colher de sopa de açúcar

Numa panela, colocar o leite de coco e o chocolate picado em pedacinhos. Levar ao fogo baixo até o leite amornar e o chocolate começar a derreter. Tirar do fogo e mexer bem até o chocolate derreter por completo. Adicionar o açúcar, a margarina e mexer bem. Espalhar ainda quente sobre o bolo frio e polvilhar chocolate granulado.


* Sugestão: Faça o dobro de cobertura e reserve metade para colocar sobre as fatias na hora de servir (da próxima vez farei isso). Ah! Faça a cobertura mais perto da hora de servir, eu fiz com antecedência porque ia levar para outro lugar e coloquei o bolo na geladeira, o que fez a cobertura ficar durinha. Acho que mais morna deve ficar mais gostosa. De qualquer maneira, ficou muito gostosa!

Almoço de domingo

Nos últimos meses, tenho tentado fazer pratos com peixe nos finais de semana, pois tanto eu, quanto a Malu precisamos consumir mais pescados. Mas digamos que essa não seja uma das minhas especialidades... Mas assim mesmo resolvi arriscar fazer uma moqueca de forno. Comi uma parecida num restaurante perto do meu trabalho, peguei algumas dicas com a dona do restaurante, pesquisei um pouco na internet e fui para a cozinha... O resultado foi surpreendente! O marido gostou tanto que quer repetir no próximo final de semana!


Moqueca de Peixe de Forno



1 kg de filé de peixe - linguado, brótea, merluza, pescada (eu usei linguado)
Alho em pasta a gosto
1 colher de sopa de sal
Pimenta a gosto
Suco de uns 3 limões
Azeite de oliva (o bastante para cobrir o fundo do refratário, se desejar pode usar azeite de dendê
1 cebola grande
2 tomates 
1 pimentão pequeno verde
1 pimentão pequeno vermelho
1 vidro de leite de coco pequeno
1 xícara de molho de tomate pronto ou caseiro
Cheiro-verde (salsinha, cebolinha, coentro) a gosto 

Tempere o peixe com o sal, alho, pimenta e suco de limão. Deixe marinar por, pelo menos, 30 minutos. Corte as cebolas, os tomates e os pimentões em rodelas. 
Coloque o azeite de oliva no fundo de um refratário, faça uma camada de peixe, cubra com algumas fatias de cebola, tomate e pimentão, faça outra camada de peixe e termine com os legumes. 
Misture o leite de coco com o molho de tomate no que sobrou do tempero e despeje sobre o peixe. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido à 250 graus por 30 minutos. Tire o papel alumínio, prove o peixe para ver se está cozido, se estiver, acrescente o cheiro-verde e leve ao forno por mais 10/15 minutos. 

Antes de ir ao forno
Saindo do forno

* Dica: Como dá para ver, vai formar bastante molho, retire com uma concha e faça um delicioso pirão acrescentando farinha de mandioca aos poucos e mexendo bem para não formar grumos. Sirva com arroz branco e uma salada verde. 

A foto não saiu muito boa, mas o pirão ficou delicioso. 
* Use sempre produtos da sua confiança e que você tenha informações sobre os alergênicos. Em caso de dúvidas, consulte o SAC.

Comentários

  1. Que delícia de dia com a Malu e mais ainda, que delícia essas receitas Lu!!!!!
    Com ctz a próxima sobremesa que farei será essa aí de cima!!! A Loly vai adorar!!!!
    Eu tb preciso fazer mais peixe aqui em casa... não tenho mta inspiração pra fazer peixe sabe? Sempre penso nele frito e evito fazer fritura então acabo nem comprando!!!! Vou testar essa moqueca tb!!!
    Beinos,
    Dani www.maedaloly.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani.
      A sobremesa fica mesmo muito gostosa e o melhor é que não vai o tal leite condensado de soja que eu, particularmente, não gosto. Eu também não costumo fazer frituras em casa e não tenho muita prática com peixe, mas esse receita é muito fácil e rápida. Vale a pena fazer. Depois me conta o que você e a Loly acharam.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Vi seu link no blog de uma amiga e vim conhecer mais uma mamãe blogueira! Amo!
    Nossa, quanta emoção com sabor especial!
    Diversão garantida, filho feliz, mamãe realizada né?
    Amo tudo que vai chocolate na receita, e peixe faz parte do meu dia-a-dia.
    Parabéns pela maravilhosa postagem!
    Sua família é linda!
    Tenha uma ótima tarde!
    Com carinho

    Blog: Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!
    Já estou por aqui te acompanhando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rê
      Muito obrigada pelo carinho!
      Estou indo lá conhecer o seu blog!
      Beijos!

      Excluir
  3. A apresentação deve ter sido divertida, agora o bolo e a muqueca mederam água na boca.
    BJS :)
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leila
      A apresentação é mesmo muito divertida!
      Experimenta as receitinhas e depois me conta se gostou.
      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!