Pular para o conteúdo principal

A polêmica da Galinha Pintadinha

Desculpem a ausência... Fiquei uma semana em casa, com problemas na coluna, e acabei não postando nada no blog... Ainda não estou 100%, preciso fazer fisioterapia, mas estou melhor e tentando retomar a rotina. 

A Malu ficou muito preocupada com o dodói da mamãe... Ela achou que o adesivo com antiinflamatório que eu estava usando nas costas era um curativo e deu muitos beijinhos para a mamãe ficar boa. Em outra ocasião ela me pediu colo ("coinho" como ela diz) e quando a peguei, ela perguntou se eu estava melhor. Mamãe fica toda orgulhosa da filha carinhosa que tem!


Mas mudando de assunto... Mesmo afastada do trabalho e do blog, não pude deixar de acompanhar a polêmica que se criou em torno de um dos desenhos infantis mais amados de todos os tempos: a Galinha Pintadinha.


Para quem não sabe do que eu estou falando, tudo começou com essa postagem aí em uma comunidade de mães e gestantes:



Além desse post, existem diversos vídeos no youtube afirmando que músicas infantis possuem mensagens subliminares e logo a discussão se espalhou pelos blogs e grupos de mães do facebook. 

Então, a Galinha Pintadinha é do mal? Como assim? 

A minha primeira reação com foi achar tudo muito engraçado, uma grande besteira, mas vamos aos fatos:
  • Essa história de que os desenhos infantis contém mensagens sublimares não é novidade! Lembro que teve uma época que falavam das músicas da Xuxa, que se você ouvir a música do Xuxucão ao contrário vai ouvir falar no "capeta"... Mas fala sério, qualquer música ouvida ao contrário vai ficar bem estranha, né? Eu ouvi muito a Xuxa na época do Xou da Xuxa e não me tornei uma pessoa do mal por isso. 
  • A maioria das músicas da Galinha Pintadinha são cantigas do folclore brasileiro, cantadas por gerações e gerações. Nós deveríamos ficar orgulhosos por eles estarem resgatando essas cantigas e tornando-as conhecidas das novas gerações, promovendo a cultura do nosso país, ao invés de importar a cultura dos outros como a maioria dos desenhos infantis faz. 
  • A música "FLI FLAI FLU" pode ser estranha (mas eu gosto!), fiquei sabendo que ela vem do hino dos escoteiros e, convenhamos, ninguém pega gripe através de uma música. Gripe se pega através do VÍRUS DA GRIPE!
  • O Mestre André que dizem que é o tal Zé Pilintra, para mim parece mais um mestre de escola de samba e nada mais. 
  • A música dos Elefantes é sem dúvida a mais chata da Galinha Pintadinha, eu mesma costumava passar adiante o DVD quando chegava nela, mas não consigo escutar nada além de "Ufa" no final da música.
Sem querer entrar em questões religiosas, faço minhas as palavras do Pr. Daniel Antônio:

Fui surpreendido ao saber que a Galinha Pintadinha "é do capeta", de fato fiquei tão preocupado que fui pesquisar a respeito e descobri 10 verdades. 

1 - Descobri que a inocência de uma criança está acima da maldade das pessoas.

2 - Descobri que as crianças são guardadas por Deus e é Ele quem zela por elas.

3 - Descobri que se alguma criança se desvirtuar por conta da GP é por que os pais não lhe deram a devida atenção e não por causa da Galinha.

4 - Descobri a espiritualidade das pessoas está mais ligada ao que é mal e demoníaco do que o que é abençoador, procuram enxergar mais a Satanás do que a Deus.

5 - Descobri que flu significa porcaria nenhuma e que meu filho de 1 ano e nove meses fica resfriado porque o tempo muda e os vírus estão no ar.

6 - Descobri que as pessoas estão mais preocupadas com bobeiras do que com o que é sério, quantas crianças estão de fato debaixo da influência do mal sendo exploradas, sacrificadas, abusadas, sem estudo, sem comida, sem abrigo e tantas outras coisas que são submetidas que eu preferiria muito mais que todas estas pudessem na sua inocência assistir a Galinha Pintadinha do que sofrer esta dura realidade.

7 - Descobri que tem muita gente que precisa arrumar o que fazer porque ficar buscando na internet o significado de palavras sem sentido e ficar vendo e revendo a galinha pintadinha só para pegar alguma coisa é falta do que fazer.

8 - Descobri que na minha infância tinha balão mágico, bozo, xuxa, mara maravilha, trem da alegria, e tantos outros que deviam "ser do diabo" mas nem por isso me tornei do diabo ou com alguma maldição porque Cristo é maior do que qualquer maldição.

9 - Descobri que na Bíblia está escrito que o Reino dos Céus pertence as crianças, se nós olhássemos o mundo como elas não veríamos tanta maldade em tudo, não teríamos o desejo de fazer o mal a ninguém, a vida seria brincar, cantar, sorrir, colorir e se divertir.

10 - Descobri que o pecado está não no que entra em nosso coração mas naquilo que sai, quando concebemos o pecado, tem muita gente pecando deixando o desejo de tagarelar tomar lugar na sua vida.

Então, gente, vamos esquecer essas bobagens e deixar nossos pequenos curtirem as músicas que eles gostam. A Malu curtiu muito a Galinha Pintadinha, hoje não é mais o seu desenho favorito, mas teve uma época que ela só ficava quietinha se fosse vendo a Galinha e eu aproveitava para as fazer as coisas em casa (E que mãe não fez isso?). Por isso, muito obrigada, Galinha!

Comentários

  1. É isso mesmo Lu!!! Concordo com tudo o que disse e assino embaixo das 10 verdades que o Pr. Daniel Antônio colocou!!!
    Claro que sem desrespeitar a religião (e opinião) de ninguém, mas acho que a maldade está na cabeça das pessoas mesmo!!!
    A Loly tb gostava muuuuito da galinha (gosta até hoje) mas já não escuta com tanta frequência e eu tb achava a galinha "uma santa" pq conseguia fazer algumas coisas enqto a Loly fica entretida com as musiquinhas!!!!
    Beijos,
    Dani www.maedaloly.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani!
      Obrigada pela visita e comentário!
      Beijos!
      Luciana

      Excluir
  2. ai Lu, ficar em casa temos é menos tempo mesmo, eu essa semana em casa, não atualizei nada!!!
    Concordo contigo quanto essa polêmica, nem escrevi sobre isso ainda!

    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, amiga... Até acessei o face pelo celular, mas não atualizei nada no blog. Você está se recuperando bem, né?
      Beijos para você e para a Gá!

      Excluir
  3. Amiga adorei o post e concordo plenamente com tudo
    gostaria de publica-lo lá no blog se puder me avise por favor, darei os creditos é claro.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlah!
      Que bom que você gostou. Pode publicar!
      Beijos!

      Excluir
  4. aff... inventam cada uma. minha filha ama e ponto. gostaria de saber de um psicologo o q a faz gostar tanto - se é a junção de musica imagem ou o que - mas enfim! hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samanta
      O Fantástico fez uma reportagem sobre o fascínio que as crianças tem pela Galinha e, pelo que me lembro, tem a ver com as cores, a música, os movimentos, tudo o que prende a atenção da criança.

      Excluir
  5. Olá, sou pai do PEDRO GEBRAN, tudo bem meu filho tem renite alérgica, mas acredito que não seja por causa da música, somos CRISTÃOS e isso que estão falando é uma idiotice sem tamanho. Muda o tempo e o PEDRO fica ruim, não é por causa da música. FLY FLAY FLU eu cantei muito pois fui escoteiro e nunca aconteceu nada comigo. Vamos lá gente, as nossas crianças precisam de divertimento, cultura e laser isso sim. Bjs e DEUS abençoe a todos(as).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Assef
      Obrigada por compartilhar a sua opinião. Muita saúde para o Pedro!
      Um abraço.

      Excluir
  6. A minha filha adora a galinha pitadinha, so acho que as pessoas tem coisas mais sérias pra se preocupar e ficam criando coisas, ai me deixe viu.

    ResponderExcluir
  7. Adoreiiiiii, a coerencia de suas palavras. Parabens !!!!!! Gosto muito da galinha pintadinha,canto e brinco com ela todos os dias,pois ñ so anima o meu filho,mais me anima tambem... Beijo.....

    ResponderExcluir
  8. Oi lu eu concordo com algumas coisas e com outras eu nao concordo. Exemplo. As musicas do folclore elas contem bulyng e muitas violencia e palavras sem muito nexo.. fala sobre tristeza amor q acabou anel de vidro entre outras. Devemos olhar pelos nossos filhos existe varias coisas de ruim a galinha pintadinha è so um nome essas musicas sao bem mais antigas deveriamos olhar tudo e nao acusar especialmente a galinha pintadinha.. Essa è a minha opniao

    ResponderExcluir
  9. Eu vi a música do elefante eu escutei depois de vixii uma voz de um menino cansado diz (aí que inferno)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!