Pular para o conteúdo principal

Amamentação - A minha experiência

A correria anda tão grande que não tenho tido muito tempo para postar... Mas não vamos deixar o blog criar teia de aranha, né?

Uma das experiências mais gratificantes que a maternidade me proporcionou foi amamentar a minha filha! Por isso não posso deixar de dedicar um post especial a esse assunto!

Eu nunca tive dúvidas quanto aos benefícios da amamentação para a Maria Luísa e para mim, mas confesso que tinha receio de não ser capaz de amamentá-la... Na minha cabeça, a escolha pela cesariana poderia  atrapalhar a descida do leite, não sei de onde tirei isso, porque é totalmente sem fundamento!

Procurei me preparar da melhor maneira para amamentar. Li muito sobre o assunto, conversei com outras gestantes do fórum do Baby Center e amigas, fiz o curso de gestantes (na verdade, Curso para Pais Grávidos da Shanon). Seguindo as orientações da minha médica, eu passava todos os dias no banho uma bucha nos seios, não usava hidratantes nos mamilos e tomava um pouco de sol pela manhã para deixar a pele mais resistente (há controvérsias se esses cuidados são mesmo necessários, mas na dúvida...).

Mas o que fez a diferença mesmo foi a conduta da Clínica Santa Helena onde a Maria Luísa nasceu, pois ela foi colocada para mamar logo após o parto. Esse contato do bebê com a mãe na primeira hora de vida é essencial para a aleitamento. Pena que nem toda maternidade faz isso! Ainda existem aquelas que separam mãe e bebê, colocam o recém-nascido no berçário e muitas vezes dão complemento para tomarem sem necessidade!
Além disso, a equipe de apoio à amamentação foi super atenciosa, tirou todas as minhas dúvidas. E olha que eu incomodei muito. Várias vezes o papai ia chamar a enfermeira para ver se a "pega" da Maria Luísa estava correta. Sou muito grata a elas!

Chegando em casa, no terceiro dias após o parto, o leite "desceu" com tudo! E a Maria Luísa mamava que era uma beleza!
Minha bezerrinha


A Maria Luísa foi alimentada exclusivamente com leite materno até os 6 meses quando iniciamos a introdução dos alimentos sólidos, e mamou até 1 ano e 2 meses, quando ela decidiu que era hora de parar (apesar de eu estar preparada para amamentá-la pelo menos até os 2 anos).

Sinto muita saudades dos momentos que éramos só nos duas e mais ninguém, numa ligação que não tem palavras capazes de explicar, só quem é mãe é capaz de entender.

Comentários

  1. que fotos lindas da Malu mamando!!!
    È mesmo delicooso ammentar, um momento tão íntimo, de entrega, de amor, dá uma sensação deliciosa tb, um soninho!
    Bella só mamou até 4 meses, e sempre com complemento, tive pouco leite, uma pena!
    Isso de colocvar no seio logo após nascer é mesmo importantíssimo, ajuda e muito na descida do leite!

    bjão!

    ResponderExcluir
  2. Lindo post e fotos! O Kaleb mamou apenas até os 8 meses e fiquei muito triste pois queria amamentar mais tempo. Mas o que me deixa mais triste ainda é que não tenho nenhuma foto amamentando. Tinha vergonha, olha que bobeira minha! Me arrependo mto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!