Pular para o conteúdo principal

Receita: Bolo húngaro com frutas e castanhas



Meu Deus, esse post estava nos rascunhos do blog e esqueci de publicar. Mil desculpas!

Ainda sobre as receitas que fiz no final do ano passado...

Eu estava à procura de uma receita de bolo de reis ou bolo de nozes, enfim, um bolo com cara de Natal e encontrei essa de Bolo Húngaro com frutas e castanhas, fiz algumas pequenas adaptações e ficou um bolo lindo e delicioso!

Ingredientes:
1 xícara bem cheia de farinha de trigo (eu usei 1/2 xícara de farinha de trigo integral e 1/2 xícara de farinha de trigo branca - leia abaixo a sugestão para uma versão sem glúten)
4 ovos
2/3 de xícara de açúcar mascavo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio (não usei)
1 colher de chá de fermento químico em pó
Castanha do Pará picadas
Ameixas secas sem caroço picadas
Damascos secos picados
Cerejas em calda escorridas (reserve 2 colheres de sopa da calda)
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres de sopa da calda das cerejas


Modo de Preparo

Unte com óleo ou margarina sem leite e enfarinhe uma forma de bolo inglês (retangular) e reserve. Ligue o forno à 180 grau para aquecer.

Numa tigela, coloque as frutas secas e as castanhas picadas (eu não medi a quantidade de cada uma, coloquei um "punhado" de cada uma), junte a canela em pó e a calda de cereja.

Bata rapidamente com um garfo os ovos, junte-os à mistura de frutas e castanhas e depois adicione o açúcar e a farinha. Misture tudo com uma colher até que esteja bem incorporado, por último adicione o fermento e misture delicadamente. Derrame na forma, dê leves batidinhas nela para a massa se alinhar e leve para assar por 1 hora (aproximadamente, dependendo do seu forno) ou até que esteja firme e levemente dourado na superfície. Faça o teste do palito para ter certeza que está assado. Desenforme depois de frio. Polvilhe açúcar ou açúcar de confeiteiro e decore com frutas secas ou cerejas.

Dicas:

1) Para uma versão sem glúten substitua a farinha de trigo por mix de farinhas sem glúten.

2) Para uma versão sem açúcar substitua por adoçante culinário de forno e fogão, mas reduza a quantidade pela metade pois estes adoçantes são bem mais fortes. Se quiser também pode simplesmente excluir o açúcar da receita, ou para uma versão ainda mais natural use o mel.

3) Use as frutas secas e castanhas que tiver em casa se não tiver todos os ingredientes, o importante é caprichar na quantidade.

* Use sempre produtos da sua confiança e que você tenha informações sobre os alergênicos. Em caso de dúvidas, consulte o SAC.

Comentários

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!