Pular para o conteúdo principal

Receita: Leite de coco caseiro

Gente, eu confesso, foi a primeira vez que eu fiz leite de coco caseiro! Que vergonha! Logo, eu, adepta da cozinha sem leite de vaca, mesmo depois da cura da APLV da Malu. Mas a minha dificuldade, era encontrar coco seco para comprar... E quando encontrava ficava pensando na dificuldade que seria abrir! kkkk
Mas agora encontrei um supermercado que sempre tem coco seco para vender e aprendi uma técnica para abrir. Não vou dizer que não dá trabalho, mas o sabor e a leveza do leite de coco caseiro compensam todo o esforço!
Assista o vídeo do programa Estrelas em que a atriz Bianca Comparato ensina como abrir o coco e faz um brigadeiro de leite de coco caseiro.
Para fazer o leite de coco caseiro você precisa de:
  • 1 coco seco
  • 500 ml de água filtrada quente
Para abrir o coco:
  • Primeiro, faça um furo em uma das marcas para retirar a água (verifique que sempre tem um que é mais fácil de furar).
  • Com um  pegador grande, segure o coco em cima da chama do fogão e vá girando por cerca de 5 minutos. Tome cuidado para não se queimar!
  • Enrole o coco num pano de prato e bata numa superfície dura (de preferência numa calçada) para quebrar em pedaços.
  • Retire a polpa e, se quiser, raspe a parte marrom com uma faca, mas não é necessário.
Como fazer o leite de coco:
Bata a polpa do coco em pedaços no liquidificador com a água quente. Coe em um pedaço de voal. Guarde o leite na geladeira por, no máximo, 3 dias.  É normal ele se separar em duas partes, mas é só agitar que ele volta ao normal.

Com esse leite da foto eu fiz um bolo gelado de abacaxi e coco divino! Em breve posto a receita.

Comentários