Pular para o conteúdo principal

Festa sem alergia

A Malu irá completar 3 aninhos em maio (como o tempo passa rápido!) e eu estou começando a planejar como iremos comemorar esta data tão importante.

Ela vai ter uma festinha na escola pela primeira vez! Mas é coisa simples. Vou fazer um bolo e algum salgado que ela possa comer, mandar suco, copinhos e guardanapos decorados.

Mas vamos comemorar em casa também, apenas com os amigos e familiares mais próximos. Já escolhemos o tema (mas é surpresa!) e eu estou com a cabeça à mil pensando na decoração. Mesmo sem poder gastar muito, quero fazer uma festinha bem linda!

Mas esse ano tenho uma novidade... Ao contrário dos anos anteriores, esta festa vai ser livre de leite e derivados!


Como foram as festas anteriores

Quando a Malu fez 1 aninho, a alergia à proteína do leite tinha sido descoberta a pouco tempo e a alimentação dela ainda era de bebê. Então, a sua festinha teve os quitutes normais, salgadinhos com queijo, doces e bolos com leite condensado. Ela nem notou toda essa comida diferente e comeu a sua papinha, feliz da vida!. Eu só não tinha ideia do risco a que estava expondo a minha filha! Graças a Deus, ela não teve nenhuma reação.

Na festa de 2 anos, eu fiz bolinhos e docinhos sem leite, especialmente para ela, e o restante tinha leite e derivados. Ela comeu só o que podia, mas mesmo assim, apareceram umas bolinhas no rosto... Possivelmente, uma reação aos muitos beijos cheios de leite que ganhou nas bochechas!


O terror das festas 

Quem é mãe de uma criança alérgica sabe o estresse que é uma festa infantil! Preparar o kit com as guloseimas que ela pode comer é fácil, duro é ter que ficar de olho na criança o tempo todo para que ela não coma algo que não pode, ter que tirá-la da festa no momento em que estouram aquele balão horroroso cheio de doces e ainda "sequestrar" a lembrancinha antes que ela veja! Quando a festa é na escola, então! Temos que confiar que as professoras farão esse papel.


Dessa vez vai ser diferente!

É por tudo isso que ela vai ter uma festinha livre de leite e derivados! Ela vai poder comer tudo o que for servido e eu e o papai vamos poder relaxar um pouco e apenas aproveitar o momento.

Estamos planejando fazer um churrasco (assim escapamos dos salgadinhos proibidos) e eu mesma vou fazer bolo e docinhos sem leite. Corro o risco de não agradar algum convidado, mas tenho certeza que a Malu ficará muito feliz em poder comer a mesma coisa que os convidados.


É possível!

Eu tenho pesquisado na internet e visto que muitas mamães fazem festas para os seus filhos alérgicos sem aquilo que eles não podem comer. Então me animei e usei algumas receitas já testadas na comemoração do aniversário do papai no início desse mês.

Fiz carne louca com pão, torta de legumes, torta fria de frango, sanduíches de atum, pipoca e bolo de chocolate com morango. Tudo sem leite! E não sobrou quase nada.

Mesa pronta

Aqui aparece o bolo (esqueci de fotografar mais de perto)

Comentários

  1. Nossa, que delícia essa mesa! Tem mesmo muitas opções, fica mais trabalhoso, mas tudo pela alegria da boneca neh?
    bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Claudia
      Espero que o sucesso se repita na festinha da pequena.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá Luciana,

    Poderia me passar as receitas do que você preparou para o aniversário da Malu? O aniversário do Pedro está chegando e eu queria mandar coisas "milk free" pra ele no berçário. Assim ele pode aproveitar de tudo junto com as outras crianças que também vão ter uma alimentação mais saudável.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana
      Todas as receutas estão no post A Festa de 3 anos da Malu e na aba Festas.
      Um abraço.
      Luciana

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!