Pular para o conteúdo principal

Receitas do feriadão: Risoto de legumes e bolo cremoso de fubá

O feriadão acabou... de volta à rotina!

Eu tinha planejado passear um pouco, queria levar a Malu para conhecer o Zoológico de Pomerode, mas como não reservei a hospedagem com antecedência, acabei não conseguindo a pousada que queria e desisti.

Foi até bom porque o tempo não colaborou e zoológico com chuva não tem a menor graça, né?

E o que se faz num feriadão em casa? Algumas pessoas dormem ou assistem filmes, mas eu vou para a cozinha!

Fiz um risoto que ficou muito bom e também um bolo cremoso de fubá... ambos sem nada de lácteos!
 
Vamos às receitas?

Risoto de legumes

Ingredientes:
1/2 cebola roxa
alho amassado
azeite de oliva
1 xícara de arroz arbóreo
1/2 taça de vinho branco seco (opcional, não usei dessa vez)
caldo de legumes (de preferência o caseiro, pois os industrializados são cheio de sódio e podem conter leite ou traços de leite)
Legumes picados (eu usei cenoura, abobrinha e vagem, mas você pode usar outros)
Milho em conserva
temperos à gosto (sal, pimenta, açafrão, etc)
Salsinha (eu esqueci de colocar)

Caldo de legumes caseiro:
Existem diversas receitas de caldo de legumes caseiro, a minha é essa: numa panela coloque 1 cenoura, 1/2 abobrinha, 2 mandioquinhas, 1 cebola, 1 tomate, tudo picado em pedaços grandes, mais algumas folhas de louro e ramos de salsinha. Cubra com água e leve ao fogo alto, baixando quando ferver. Deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos para pegar bem o gosto dos legumes. Use o caldo para o preparo do risoto. Se sobrar, pode congelar. Os legumes podem ser aproveitados na forma de salada.

Modo de preparo:
Numa panela refogue a cebola picada e o alho amassado no azeite de oliva. Acrescente o arroz e refogue um pouco, depois acrescente o vinho (se for usar). Assim que o vinho secar, acrescente aos poucos o caldo. Deixe cozinhar em fogo alto, mexendo sempre. Quando o arroz estiver quase cozido, acrescente os legumes. Quando os legumes estiverem macios, acrescente o milho, os temperos e o sal. Não deixe o risoto secar muito para não perder a cremosidade.


Bolo Cremoso de Fubá
Fonte: do blog O diário de receitas sem lactose

Ingredientes:
1 ovo grande
3/4 xíc. (chá) de leite de amêndoas
1 xíc. (chá) de leite de coco
1 xíc. (chá) de açúcar demerara
1 c. (sopa) cheia de creme vegetal sem leite
1 xíc. (chá) de fubá
2 c. (sopa) de farinha de arroz
1/2 c. (sopa) de fermento químico em pó

Obs.: ingredientes correspondem a meia receita, rende um bolo pequeno, caso prefira dobre a receita.

Modo de preparo:
Bata no liquidificador o ovo, os leites, o açúcar e o creme vegetal. Acrescente o fubá e a farinha de arroz e bata por mais alguns minutos. Coloque o fermento e bata somente para misturar.
Despeje em uma forma pequena e funda (untada e enfarinhada com farinha de arroz) e leve ao forno médio (180 graus) pré-aquecido por aproximadamente 50 minutos.

Atenção: a massa fica bem líquida mesmo. Se utilizar uma forma muito grande as camadas não vão se formar. Eu usei uma forma de bolo inglês. Não tentei desenformar, pois como a camada de cima fica cremosa, preferi cortar na própria forma.

Da próxima vez, vou colocar um pouco menos de açúcar, pois achei que a camada de cima ficou muito doce e prefiro um pouco menos e acrescentar coco ralado! Senti falta dele!
 
  

Comentários