Pular para o conteúdo principal

Receita: Bolo de chocolate sem leite e sem glúten

Como vocês devem saber, o glúten nunca foi restrição por aqui, mas depois de ler algumas matérias a respeito dos males dessa proteína na alimentação (um dos artigos que eu li foi esse aqui) e também visto tantas receitas apetitosas que não utilizam trigo, resolvi me aventurar nesse mundo gluten-free e comecei muito bem!

* Isso não quer dizer que vou cortar o glúten definitivamente das minhas receitas, mas pretendo me familiarizar aos pouquinhos com esse tipo de culinária.

Eu me inspirei numa receita do blog Sem Glúten Sem lactose, fiz algumas pequenas adaptações e consegui um dos bolos de chocolate mais saborosos que eu já comi!

Ingredientes:
3 ovos
1 1/4 xícara de açúcar (usei demerara)
1/2 xícara de óleo (usei de girassol)
1 xícara de leite de coco
1 xícara de água morna
1 xícara de farinha de arroz
1 xícara de fécula de batata
1 xícara de chocolate em pó
1 colher de fermento. 


Modo de preparo:

Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo, o leite de coco e a água. Junte o chocolate em pó. Continue batendo e vá acrescentando a farinha de arroz e a fécula de batata aos poucos. Bata por mais uns 5 minutos. Por último acrescente o fermento e apenas pulse o liquidificador algumas vezes. 

Leve para assar em forno pré-aquecido à 180 graus por cerca de 30 minutos. Para fazer a calda, eu derreti 1 xícara de chocolate meio amargo e juntei 1/2 caixinha de creme de arroz, mas pode fazer uma calda simples com 3 colheres de chocolate em pó, 4 colheres de açúcar, 1 colher de margarina sem leite e 6 colheres de água. Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossar.



* Use sempre produtos da sua confiança e que você tenha informações sobre os alergênicos. Em caso de dúvidas, consulte o SAC.

Comentários

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!