Pular para o conteúdo principal

Receita: Leite condensado de amêndoas

Demorei para experimentar, mas agora estou cada dia mais apaixonada pelos leites vegetais e com vontade de fazer todos os tipos possíveis.

Eles são muito fáceis de fazer, nutritivos, mais baratos que os industrializados e com mil e uma possibilidades de utilização.

O leite de amêndoas é considerado por muitas pessoas como um dos leites vegetais mais gostosos e eu concordo, adorei!

A receita é muito simples:
1 xícara de amêndoas in natura
4 xícaras de água filtrada/fervida

Deixe as amêndoas de molho em um recipiente coberto com água filtrada/fervida de um dia para o outro (ou pelo menos 8 horas). A quantidade de água é a suficiente para cobrir as amêndoas.
Escorra a água, lave as amêndoas em água corrente e coloque-as no liquidificador. Adicione as 4 xícaras de água filtrada/fervida e bata bem. 
Coe o leite com um pano fino. Eu uso um coador de café de pano que comprei só para essa finalidade.
Esprema bem o leite e reserve o que sobrou (elas podem ser reaproveitadas em novas receitas, como eu mostro daqui a pouco).
Pronto! Aí está o seu leite de amêndoas que pode ser tomado puro, com chocolate em pó ou usado em receitas.

Mas a minha intenção não era tomar, mas sim fazer leite condensado de amêndoas!!! E não é que deu certo?

A minha receita rendeu cerca de 800 ml de leite de amêndoas, eu usei toda essa quantidade e mais 1 xícara pequena de açúcar demerara.

Coloque o leite de amêndoas numa panela, deixe esquentar até quase ferver (cuidado, ele pode derramar se ferver).
Tire do fogo, junte o açúcar e mexa até dissolver.
Volte ao fogo baixo e fique mexendo até engrossar e ficar com a consistência de leite condensado. Não precisa mexer o tempo toooodo, mas fique por perto e mexa sempre que puder. Leva pelo menos uns 30 minutos para apurar bem.

Como eu estava louca para testar a minha mais nova descoberta, fiz um bolo de chocolate (Nega Maluca) e usei o leite condensado para fazer uma cobertura.

Junte ao leite condensado 3 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 colher de sopa de óleo de coco (pode ser margarina sem leite) e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até dar ponto de brigadeiro de copinho.

As fotos ficaram péssimas (como sempre! kkkk), mas acho que dá para vocês terem uma ideia da consistência do leite condensado e do brigadeiro.


Olhem só o bolinho pronto! Joguei uns morangos picados por cima. Ficou delicioso!

 
 
Ah, e o que fazer com as sobras? Eu separei a quantidade certa para fazer essa receita de Cookies aqui, mas não tive tempo ainda. E como sobrou um pouquinho ainda, fiz uma ricota vegana, inspirada nessa receita, fiz meio no olho mesmo, fui colocando suco de limão, azeite e orégano e experimentando. Ficou muito gostosa para comer com um pãozinho ou torradas.
 
 
* Use sempre produtos da sua confiança e que você tenha informações sobre os alergênicos. Em caso de dúvidas, consulte o SAC.

Comentários

  1. delícia!!! sempre achei que leites vegetais fossem muito complicados e trabalhosos de fazer, mas realmente não são! Tô aqui pra testar o de aveia, deve ser ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Cláudinha, os leites vegetais são muito fáceis de fazer! Eu nunca fiz de aveia, mas acredito que seja excelente para usar na culinária.
    Além do leite de amêndoas, faço o de inhame para usar em bolos e panqueca. Vale a pena experimentar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Luciana, adorei a sua receita, quero experimentar correndo! você acha que dá para fazer brigadeiro com consistência para enrolar? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim é possível enrolar.
      Tenho a receita aqui: http://lumaedamalu.blogspot.com.br/2014/11/mais-brigadeiro-agora-de-leite.html

      Excluir
  4. Gostaria de saber quanto rendeu o seu? Fiz aqui e 1 litro rendeu menos de 1 xicara e ainda quente nao esta ain da na textura perfeita de leite condensado ainda esta um pouco mole, estou esperando esfriar para ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Confesso que não medi quando deu de leite condensado pronto. Nesta receita usei 800 ml do leite de amêndoas e a quantidade pronta deu para cobrir um bolo médio (somente em cima).
      De maneira geral, os leites condensados feitos de leites vegetais não rendem muito, pois toda a água utilizada no preparo precisa evaporar.

      Excluir
  5. Oi,achei incrível essa receita.
    Vc acha q seria possível trocar o açui demera por algum tipo de adoçante,não posso usar açúcar .. se sim,qual seria a proporção e qual o adoçante?
    Agradeço sua atenção e carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu acho que deve dar certo trocar o açúcar por algum adoçante que possa ser levado ao fogo (tipo forno e fogão), mas nunca testei. Pelo que eu sei a maioria destes adoçantes são usados na mesma quantidade do açúcar.
      Se testar, me conta se deu certo.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!