Pular para o conteúdo principal

Receita: Bolo cor-de-rosa

Essa receita surgiu de um pedido da Malu... ela queria um bolo de morango com cobertura de chocolate. Até aí nada demais, né?! Mas tinha um detalhe, não bastava o bolo ser feito de morango e ter gosto de morango... tinha que ser cor-de-rosa!!!
Como pedido de princesa é uma ordem, a mamãe deu um jeito! Usei um pouquinho de corante alimentício em pó que tinha em casa (o mesmo que uso para fazer maça do amor). Gostaria de ter usado algo mais natural, até encontrei uma receita de corante feito a partir da redução do suco da beterraba, mas dessa vez, não deu para testar. Vi também receitas que usam gelatina de morango, mas não sei se ficaria bom. Esse eu garanto que ficou uma delícia. Super macio e com uma cor linda!
Quando eu tiver um tempinho, vou fazer o corante natural e posto aqui.

Ingredientes:
3 ovos
1 xícara de açúcar demerara
1/2 xícara de óleo (usei de girassol)
1 copo de iogurte de morango (eu usei sem lactose, pois a Malu está curada da APLV e eu sou intolerante à lactose, mas lembro que alérgicos à proteína do leite não devem usar produtos sem lactose, mas podem usar iogurte de soja ou leite vegetal)
1 caixinha de morango
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de café de corante vermelho em pó (diluído num pouquinho de água)
1 colher de fermento em pó

Para a cobertura:
4 colheres de açúcar demerara
3 colheres de chocolate em pó
1 colher de margarina sem leite ou óleo de coco
6 colheres de água

Modo de preparo:
Lave e pique os morangos, reserve alguns para decorar.
Bata os ovos, o açúcar, o óleo e o iogurte ou leite vegetal no liquidificador. Numa vasilha, misture o creme do liquidificador com a farinha de trigo. Junte os morangos picados e misture até ficar uma massa homogênea. Dilua o corante em um pouquinho de água e vá colocando na massa, mexendo até atingir o tom desejado. Por último, coloque o fermento e mexa delicadamente.
Leve ao forno pré-aquecido para assar em forma untada com óleo, à 200 graus, por cerca de 30 minutos ou até faça o teste do palito.
Para a calda, coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Despeje sobre o bolo e decore com os morangos. 


* Use sempre produtos da sua confiança e que você tenha informações sobre os alergênicos. Em caso de dúvidas, consulte o SAC.

Comentários