Pular para o conteúdo principal

Programa Bem Estar sobre alergias e intolerâncias alimentares

Investigar os rótulos dos alimentos deve fazer parte da rotina de todos que se preocupam com a saúde, afinal a gente é o que a gente come! Eu aprendi isso com a alergia da Malu e a cada dia mais percebo que ler os rótulos dos alimentos precisa ser um hábito, porque a indústria tem a capacidade de colocar ingredientes que a gente nem imagina nos produtos! 
 
Só para exemplificar, esses dias eu vi uma determinada marca de aveia no supermercado e quando li o rótulo descobri que além da aveia em flocos, ela contém farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico (da qual 53% é farinha integral, ou seja, o restante é farinha branca), açúcar, maltodextrina (opa, açúcar de novo!), inulina (que é um prebiótico, uma fibra solúvel e fermentável que possui propriedades similares às do açúcar e de xarope de glicose), aromatizantes, antiumectante carbonato de cálcio e regulador de acidez fosfato dissódico. Jesus! Claro que larguei o produto de volta na prateleira e optei por um que tivesse apenas aveia.
Fonte das informações: Composição da Aveia: Nestlé Sobre a inulina: RG Nutri
 
Mas para quem tem alergia ou intolerância alimentar essa investigação não é questão de opção, é necessidade mesmo.

Foi por essa necessidade que, em fevereiro de 2014, foi criada a campanha Põe no Rótulo, que ganha cada vez mais espaço e fez até com que a Anvisa aprovasse em junho desse ano uma nova norma para a rotulagem de alimentos que ainda não está em vigor (a indústria tem o prazo de 12 meses para se adequar).

O programa Bem-Estar (TV Globo) de hoje apresentou uma excelente matéria mostrando as dificuldades de quem convive com a alergia alimentar e precisa investigar os rótulos dos alimentos. Comentou a diferença dos sintomas entre alergia x intolerância, entrevistou a Cecilia Cury, uma das organizadoras do Põe no Rotulo e mãe do Rafael, alérgico à leite e soja. Não deixe de assistir! 
 
É só clicar aqui.

Comentários

  1. Obrigada por me avisar Lu, eu assisti!
    É incrível como a industria quer nos enganar todos os dias! E como é difícil viver sem industrializados no dia a dia corrido de hoje. Tenho evitado ao maximo, mas tem coisas que não dá. Achamaos que é natural, mas quando vamos ver é cada coisa dentro!!!

    bjao!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Eu respondo por aqui. Volte para dar uma olhadinha na resposta.
Se precisar de uma reposta mais urgente, mande um e-mail lucianawinck@hotmail.com
Beijos!